Soja: tá na hora de perder o preconceito com ela!

Mitos e verdades

Soja: tá na hora de perder o preconceito com ela!

  • Compartilhe

Soja é um negócio polêmico: ao mesmo tempo que muita gente come muito bicho que se alimenta de muuuuuita soja (ela faz parte da ração de boi, porco, galinha…), uma galera diz que derivados da soja – como leite, tofu, tempê, proteína texturizada, missô, entre outros tantos – não fazem bem pra nossa saúde. Mas como isso faz sentido?

Então, não faz. Dá pra dizer que o jeito que o Brasil produz soja está longe de ser o mais legal, mas não há nada de errado com o grão em si, assim como não há nada de errado com ervilha, lentilha, etc e tal. Aliás, a soja é consumida há mais de 5 mil anos, sabia? Os chineses começaram a plantar e comer soja por volta de 2838 anos antes de Cristo e a consideravam um dos cinco alimentos sagrados (os outros quatro eram o arroz, o trigo, a cevada e o milheto).

E pra você ficar tranquilão, vai aí uma info bem boa: a soja usada em todos os produtos Incrível! vem de regiões livres de desmatamento – e tem certificação pra garantir isso! – e também não é transgênica. Aproveita e conta pros amigos 🙂

Está mais do que na hora da gente entender o que é mito e o que é verdade em todo esse papo de soja. Então, lá vai:

“É melhor homem não comer soja porque ela tem hormônio feminino” – MITO

A soja tem compostos chamados isoflavonas que, para as mulheres, ajudam a diminuir os sintomas de TPM e da menopausa, entre outros benefícios. Por isso, começaram a falar, de maneira BEM ERRADA, que homens que comessem soja começariam a ter seios (!) e menor produção de testosterona, o hormônio masculino.

Mas tudo isso é balela – e quem afirma isso não somos nós, é a ciência. Vários estudos científicos demonstram que homens podem consumir soja ou derivados sem medo de ser feliz: os resultados não indicaram alterações na fertilidade (capacidade de ter filhos) ou na produção de hormônios masculinos.

“Soja pode causar câncer”- MITO

Mentira das grossas! Diversos estudos já provaram que não existe ligação alguma  entre consumo de soja e surgimento de câncer! Pelo contrário, há indicações que a soja seja protetora em casos de câncer de mama e ginecológicos.

Se preocupar se o consumo regular de soja ou alimentos processados ​​à base de soja vai prejudicar nossa saúde não tem fundamento algum.

“A soja é a rainha das proteínas do reino vegetal”- FATO

A soja, perto das outras leguminosas como feijão e ervilha, tem duas vezes mais proteínas!  Em 100 gramas de soja tem 30g de proteínas – quantidade beeeem parecida ao que se encontra em filezinhos de carne bovina e frango. Mas a gente não cansa de lembrar que se alimentar de forma saudável é comer VARIADO! Coma soja, ervilha, lentilha, verduras de folhas escuras, frutas, grãos integrais…

Siga nas redes