A cozinha da nossa casa precisa ser um lugar onde a gente se entrega, conhece coisas novas, nutre nosso corpo e que, principalmente, nos sentimos potentes! Ao contrário do que muitos dizem, a cozinha não é TÃOOO romântica assim haha. Ela dá um pouco de trabalho, sempre tem louça suja pra dar trabalho, faz a gente ter que se organizar para não perder esse ou aquele ingrediente e outras coisinhas mais.
Hoje, a gente separou 10 dicas práticas, fáceis pra você dominar a sua cozinha como nunca antes! Experimente levar elas para o seu dia a dia e ganhe tempo, muito sabor e saúde para a sua alimentação da semana.
Refogados rapidinhos
Em uma forminha de gelo, você pode porcionar seu azeite favorito e adicionar ervinhas como alecrim, sálvia e tomilho, para depois congelar. Nenhuma propriedade será perdida e você já fica com uma mão na roda para fazer o refogadinho dos seus pratos favoritos.
Shake de ontem pra hoje
É clássico aquele restinho de café na térmica que acaba perdendo a temperatura, né? Mas olha que dica legal: você pode ir congelando esses restinhos no seu freezer para bater um shake delicioso com leite, nibs de cacau e pasta de amendoim!
Sal potente
Às vezes o simples é mais do que suficiente na hora de finalizar um prato. O sal de ervas é uma opção maravilhosa para ter sempre à mão na sua cozinha e dar um toque final, beeeem especial, para suas preparações do dia a dia. Basta você adicionar no liquidificador uma quantidade de sal e temperar com tudo que sua criatividade permitir, por exemplo, com salsinha desidratada, orégano, alecrim, manjericão e pronto!
Folhas com folhas (você já vai entender!)
Quando você chega da feira ou do supermercado com as suas folhas da semana, o ideal não é você jogar direto na gaveta da geladeira. Para facilitar sua logística do dia a dia, você pode adiantar a lavagem delas, e aí vem uma dica de ouro para que ela dure mais e fique o mais fresquinha possível. Depois de lavar, deixe elas secando por algum tempo, e quando for guardar na geladeira intercale alguns blocos de folhas verdes com folhas de papel toalha, assim qualquer umidade que tenha restado será absorvida e não vai deixar sua folha vulnerável
Gelinhos verdes e nutritivos
Aaah o suquinho verde matinal, bate aquela vontade junto com aquela preguiça né? Uma forma super prática de resolver esse dilema é, mais uma vez, se render ao freezer! Você vai bater no liquidificador a couve com gengibre, um pouco de água e, se gostar, um pouquinho de canela. Depois disso, porcione essa mistura em uma forminha de gelo e pronto, tenha sempre à mão seu suco verde! É provável que você use de dois a três cubinhos para fazer um copo de suco.
Frescor e sabor por muito mais tempo
É muito difícil que isso nunca tenha acontecido com você! Você vai na feira, bem feliz, compra diversos temperinhos frescos, lindos e cheirosos. Chega em casa, coloca eles na geladeira e, quando você decide cozinhar algo que levaria eles, encontra todos desmaiados na geladeira, sem nenhum frescor e com a coloração amarelada. É muito triste, a gente sabe haha, mas tem solução! Agora, quando você chegar cheio dos temperinhos em casa, com a ajuda de uma tesoura, corte eles e coloque-os em potinhos dentro do freezer! Assim eles não perdem propriedade e ficam sempre prontos para deixar sua comida ainda mais deliciosa!
Adiantar para não desistir
A regra para quem sofre de preguicite aguda é clara: chegou da feira ou do supermercado com os seus legumes, deixe eles prontinhos para serem usados dentro da sua geladeira. Separe seus legumes, lave bem, tire a casca dos que precisam, corte em pedaços, coloque em potinhos de vidro e pronto, missão cumprida. Com toda certeza, quando você for cozinhar algo, terá muito mais disposição para colocar eles pra jogo! Confia na gente.
Mão cheirosa (quase) sempre
Cebola e alho é TUDO. Principalmente para nós brasileiros, é a base de qualquer prato gostosinho. Aquele cheirinho maravilhoso da combinação do alho com a cebola, refogando no azeite, perfuma a casa toda! O que não é tãããão perfumado assim é o cheiro que fica na nossa mão, né? Por isso, nossa sugestão é: vamos viver isso uma vez só? Pique alho e cebola para um exército, misture e congele. Vá usando aos pouquinhos e tenha todas as propriedades, sabor e aroma garantidos.
Leguminosas pra já!
Lugar de leguminosa é onde ela quiser haha! Não sei se já aconteceu com você, mas de repente bate aquela vontade de comer uma sopinha de feijão, um bolonhesa de lentilhas ou uma salada de grão de bico, mas eles estão no pote, durinhos, durinhos. Para resolver isso é simples: em um dia que você estiver mais livre, coloque todas as suas leguminosas favoritas de molho e vá trocando a água até finalizar o procedimento. Depois disso, prepare as panelas, e já cozinhe todas elas em água e sal. Depois disso, congele e pronto. Tenha sempre à mão suas leguminosas demolhadas e cozidas, para usar na receita que quiser e garantir saúde e sabor para sua alimentação.
A dica das dicas!
Ah e claro, não pode faltar nunca no freezer de uma pessoa prevenida – e que não abre mão do sabor e da diversão na hora de comer e cozinhar – as opções Incrível! Seja para compor uma noite de lanches com um empanado de frango, um almoço árabe com kibe, uma refeição completa com o nosso escondidinho e muito, muito mais!