11 filmes para você se inspirar a cozinhar mais

Filmes e séries

11 filmes para você se inspirar a cozinhar mais

  • Compartilhe

Quem nunca foi influenciado por um filme, que atire a primeira pedra.

O cinema é, de fato, um lugar mágico com o poder de mudar visões de mundo, sentimentos e até hábitos, até quando a gente nem espera.

E é por isso que resolvemos trazer uma listinha de filmes – cada um na sua pegada – que giram em torno de comida e vão te inspirar (ceeerteza!) a dominar a cozinha e fazer pratos absolutamente incríveis!

Bora junto nessa viagem cinematográfica e de muuuita comilança?

1.    “Comer, rezar, amar”

O brigadeiro de panela em forma de filme, que todo ser humano pós-término de relacionamento deveria assistir.

O filme, estrelado por Julia Roberts, é uma adaptação do livro com o mesmo título, escrito na primeira pessoa por Elizabeth Gilbert, que narra nessa autobiografia a viagem que fez, à volta do mundo, após o seu divórcio e, claro, o que descobriu durante essa experiência impressionante.

Um dos momentos marcantes da personagem principal acontece na Itália, quando ela se entrega aos prazeres da comida (a parte “comer” da saga). 

Em Roma, a personagem de Julia Roberts entende que a cura começa em se nutrir dos mais deliciosos sabores italianos. E que delícia, mamma mia!

Se você não ficar com fome assistindo, é porque não assistiu direito!

2.    “The Lunchbox”

Em Mumbai, na Índia, a jovem Ila tenta melhorar seu casamento e prepara uma marmita, que manda entregar no trabalho do marido.

Porém, a refeição vai parar no endereço errado e acaba nas mãos de Isaajan, um homem solitário e infeliz. O erro acaba virando uma bonita amizade, quando Ila e Isaajan começam a trocar mensagens.

Este filme encantador e sensível mostra como a comida tem o poder de unir pessoas, independente de nacionalidade, raça ou religião.

Ah! E aproveitando que o tema é marmita, se você quer saber mais sobre como montar uma marmita perfeitinha, clica aqui

3.    “Soul Kitchen”

Zinos Kazantsakis é proprietário do restaurante Soul Kitchen.

Quando a garota que ele ama se muda para a China, Zinos decide ir atrás dela e deixa seu negócio nas mãos de seu irmão Ilias, que acaba de sair da prisão, e rapidamente leva o restaurante por mais caminhos.

Quando Zinos retorna, descobre que Soul Kitchen está dominado por criminosos e atolado em dívidas.

4.   “Chef”

Estrelado por grandes nomes de Hollywood, “Chef” conta a história de Carl Casper (Jon Favreau), que é o chef de um restaurante badalado de Los Angeles que, volta e meia, enfrenta problemas com o dono (Dustin Hoffman) por querer inovar no cardápio, ao invés de fazer sempre os pratos mais pedidos pelos clientes.

Um dia, um renomado crítico gastronômico (Oliver Platt) vai ao restaurante e publica uma crítica bastante negativa, baseada justamente no fato do cardápio ser pouco criativo.

Furioso, Casper vai tirar satisfação com ele e acaba demitido. Para piorar a situação, a briga torna-se viral na internet, o que acaba com todas as chances de voltar a trabalhar em cozinhas.

Sem outra opção, ele recebe a ajuda de sua ex-esposa (Sophia Vergara) para recomeçar a vida no comando de um trailer de comida.

5.    “Entre vinho e vinagre”

Nessa comédia, amigas de longa data viajam para os vinhedos de Napa Valley, na Califórnia, para comemorarem o aniversário de 50 anos de uma delas, regado a bastante vinho.

O que deveria ser um final de semana leve e despreocupado, no entanto, começa a dar errado e a tão planejada viagem vira um (divertido) caos, para alegria do telespectador.

6.   “Um Sonho de Amor”

Um drama com Tilda Switon, que nos encanta pela estética elegante do puro luxo italiano.

O filme conta a história de Emma Recchi, que décadas após deixar a Rússia para ficar com seu marido e criar seus três filhos, se vê numa vida repleta de mordomias, mas sem paixão. 

Um dia, durante uma festa, ela conhece Antônio, um cozinheiro que vai até à casa da família entregar um bolo. 

Emma, logo se encanta com o homem, inicialmente pela sua dedicação à culinária. Porém, a relação vai se aprofundando até que os dois começam a ter um caso.

7.    “Julie e Julia”

Baseado em fatos reais, “Julie e Julia” conta a história de Julie Powell — autora do livro que inspirou ao longa e cuja obra é, parcialmente, autobiográfica —, uma mulher que ao se encontrar frustrada com o trabalho, decide sair do tédio e preparar as 524 receitas do livro de culinária de Julia Child, famosa autora de livros culinários.

Na película, a história das duas mulheres é contada em paralelo.

8.    “A 100 passos de um sonho”

O roteiro é uma adaptação do romance de Richard C. Morais (no Brasil chamado de “A Viagem de 100 passos”) e mostra como as culturas, inclusive na cozinha, devem ser encaradas como sinônimo de riqueza e não rivalidade.

Tudo acontece no sul da França, quando Madame Mallory, dona de um restaurante famoso, se sente ameaçada quando um imigrante indiano abre um restaurante do outro lado da rua.

Sua primeira reação é entrar em guerra com o concorrente, até que ela faz amizade com o filho de seu adversário. 

Admirada pelo talento culinário do garoto, ela começa a ensiná-lo sobre a gastronomia francesa, sem que ele abandone a tradição indiana.

9.    “Toast: a história de uma criança com fome”

Desde criança, Nigel é fascinado por culinária, embora sua mãe não fosse prendada na cozinha e só soubesse preparar torradas.

Quando ela adoece e morre, o pai de Nigel contrata uma mulher que é ótima cozinheira, para que ela resolva o problema do garoto esfomeado. Só que Nigel passa a competir com a madrasta na cozinha pela atenção do pai.

10.  “O tempero da vida”

Um garoto (Fanis), que cresceu em Istambul, aprende com seu avô tudo o que sabe sobre comida. Sua paixão por cozinhar é tão grande que, décadas depois, emigrante na Grécia, ele se torna um grande cozinheiro.

Trinta e cinco anos depois de chegar em Atenas, ele volta para a Turquia a fim de rever a vizinhança onde cresceu e seu primeiro grande amor. 

Nesse momento, Fanis percebe que sua vida também precisa de um pouco de tempero.

11.  “Abe”

Outro filme que mostra como a culinária pode unir diferenças!

Abe, um menino de 12 anos, mora no Brooklyn, em Nova York, com a mãe judia de origem israelense e o pai palestino de origem muçulmana.

O garoto, aprendiz de um chef de cozinha brasileiro (Seu Jorge), ama gastronomia e tenta aprender a receita perfeita para manter sua família unida.

Acompanhe as nossas redes sociais