6 truques para você arrasar nas fotos de comida

Dicas

6 truques para você arrasar nas fotos de comida

  • Compartilhe

Antes do paladar, a gente come com os olhos, né? E é por isso que uma foto bonita de comida toca o nosso coração lááá no fundinho!

Masss… a gente sabe que fotografar um prato também não é lá a coisa mais simples do mundo. Afinal, quem nunca torceu a cara após um clique da mesa e desistiu de postar nas redes, tamanha vergonha daquele flash estourado?

Isso acontece mais do que gostaríamos de admitir, mas estamos aqui pra resolver isso pra você!

O papo aqui é com Pedro Jesus, Diretor Criativo de Incrível!, para te ajudar a entender que olhar devemos ter na hora de fazer o clique perfeito.

O Pedro listou seis truques simples, mas super infalíveis, para você dar a volta por cima e deixar todo mundo de boca aberta com suas fotos de comida. Pronto pra arrasar? Então anota tudo aí!

1 – Luz natural é sua melhor amiga:

Esqueça ring light e materiais caros de estúdio. O melhor truque é usar o que a natureza nos dá todos os dias: o sol.

“A luz natural suave é fundamental para obter fotos de comida atraentes. Coloque sua comida perto de uma janela ou área bem iluminada, mas evite a luz direta do sol, pois pode criar sombras indesejadas. Use cortinas para suavizar a luz, se necessário.”

2 – Escolha bem o ângulo:

Simples, mas essencial!

“Experimente diferentes ângulos para destacar os melhores aspectos da sua comida. O ângulo de cima é ótimo para pratos com camadas, enquanto o nível dos olhos pode ser eficaz para destacar texturas. Lembre-se de manter a câmera estável para evitar fotos tremidas (se possível usar um tripé).”

3 – Crie um fundo atraente:

Muitas vezes negligenciada, essa dica faz toda diferença!

“Escolha fundos que complementam a comida, sem distrair a atenção. Pode ser uma mesa de madeira rústica, uma toalha de mesa colorida ou até mesmo uma tábua de cortar.”

4 – Brinque com a composição:

Coloque coisas com sentido perto do prato: sejam ingredientes usados ou utensílios. De forma bem feita, isso deixa a foto mais apelativa.

“Use a regra dos terços para criar composições visualmente atraentes. Coloque os elementos principais da sua foto (a comida, talheres, guardanapos etc.) em pontos de interseção ou ao longo das linhas imaginárias que dividem a imagem em terços. Isso ajuda a equilibrar a cena.

Você consegue habilitar a função “Linhas de Grade” em todos celulares.

5 – Detalhes e texturas importam

Tem foto que a gente consegue sentir a crocância, a maciez ou a temperatura, né? Ao aguçar mais do que um sentido, a imagem tem o poder de ir além de uma foto de comida.

“Fotografia de comida é sobre destacar os detalhes e texturas. Aproxime-se da comida e destaque seus melhores atributos, como a fumacinha saindo de um prato quente, por exemplo. Use a profundidade de campo (foco seletivo) para desfocar o fundo e destacar o produto.”

6 – Não tenha medo de errar!

Divirta-se e seja criativo, sempre!

“Não existe forma errada de fotografar, com a prática você vai criando uma identidade nas suas fotos. Tire várias fotos de ângulos diferentes, e, mais importante, divirta-se experimentando. A fotografia de comida é uma arte, e a criatividade desempenha um papel importante no processo.”

E aí, animado pra colocar em prática todas essas dicas incríveis? Aproveite uma de nossas receitas deliciosas e coloque seus novos dotes pra jogo. Poste nas redes e marque gente! Vamos amar ver o resultado final!

Acompanhe as nossas redes sociais