7 tipos de panelas e suas características

Dicas

7 tipos de panelas e suas características

  • Compartilhe

Quanto mais a gente mergulha no mundo da cozinha, mais percebemos que não sabemos nada sobre ela, concorda?

É que, além de tudo que se pode aprender sobre ingredientes, preparos, condimentos, ervas, molhos, marinadas… ainda há um número infinito de utensílios e suas utilizações.

Nesse quesito, percebemos que as panelas são muitas vezes negligenciadas – a gente vai numa loja e compra qualquer uma (quem sempre?).

Mas a verdade é que existe uma baaaita ciência por trás de cada tipo de panela e a nossa escolha pode, sim, fazer nossos pratos brilharem ou serem um fracasso, além de ter um impacto direto na nossa saúde, sabia? Pois é!

Foi pensando nisso que resolvemos trazer uma listinha básica, tipo guia mesmo, pra você tomar as melhores decisões com base em suas necessidades e, claro, bolso (que a gente sabe que não tá fácil pra ninguém!).

Agora conta pra gente: em qual das panelas abaixo você acha que nossos novos filés empanados de frango e peixe vão ficar mais douradinhos e crocantes, hein? 

1. Panela de barro

 A primeira panela da lista tinha que ser a panela de barro, uma homenagem à herança deixada pelos indígenas, que a utilizavam para cozinhar suas comidas à base de mandioca e peixes.

Apesar de simples, ela pode ser uma bela opção para preparar alimentos mais molhadinhos como sopas, cremes, caldos ou feijão já que, caso a preparação tenha pouca água, o prato pode acabar ressecado.

O único ponto de atenção deve ser na hora de escolher a panela de barro. É bom estudar sobre a sua qualidade. Afinal, lembre que ela é feita de terra e esta pode conter metais pesados, que acabam contaminando a sua comida, e a gente não quer isso!

2.       Panela de ferro

Essa é pura memória de casa de vó e uma exceleeente opção pensando no custo-benefício.

Além de acessível, ela é uma forma extra de incluir ferro na sua dieta. Sim, o ferro da panela é absorvido pelo alimento e você acaba ingerindo.

Por isso, essa é uma dica ótima para anêmicos e qualquer pessoa que sofre de ferro baixo.

Ah! Outra coisa legal desse material é que é suuuper resistente e cozinha todos os alimentos por igual.

3.   Panela de pedra-sabão

Muito conhecida em Minas Gerais, essa panela é feita desse tipo de pedra, um material que mantém a temperatura da comida por mais tempo, mas também demora mais para cozinhar (fica o alerta!).

Além de linda – alô galera que ama um design estiloso – dizem que também é rica em ferro, zinco, cálcio e magnésio, o que confere uma dose extra de saudabilidade para essa beleza.

4.   Panela de cerâmica

Cada vez mais popular, a panela de cerâmica ganhou o coração de cozinheiros mundo afora por ser saudável e naturalmente antiaderente (sem descascar).

Mas cuidado para não ser enganado!

Se for comprar uma panela de cerâmica, certifique-se que é de cerâmica meeesmo ou, pelo menos, devidamente revestida. Se for revestida, aposte nas que têm, no mínimo, três camadas de revestimento. Assim, você diminui o preço da compra, mas ainda colhe os benefícios do material.

Vale dizer que as panelas de cerâmica mantêm a temperatura do alimento por bastante tempo e, sendo de boa qualidade, também são atóxicas.

5. Panela de inox

São muito comuns nas cozinhas brasileiras e tem razão de ser. Têm boa durabilidade, são fáceis de limpar, não oxidam e cozinham os alimentos por igual.

Se tiverem boa qualidade e forem lavadas da forma correta – sem serem escovadas a ponto de descamar o revestimento – não apresentam risco à saúde.

No entanto, é importante ter atenção e garantir que não tem níquel na sua composição, visto que é um metal tóxico, que pode causar riscos à saúde.

6. Panela de vidro

Outro clássico da cozinha, que também tem motivo para ser famosa, é a panela de vidro. Afinal, ela é 100% atóxica e não deixa memória do gosto de outros alimentos, previamente cozinhados nela.

Além disso, por ser de vidro, dá um visual lindo para a apresentação, sendo facilmente levada para a mesa, para proveito de todos.

Agora, existem alguns lados menos positivos nesse tipo de panela: ela quebra, não é antiaderente (e dependendo do preparo, pode dar dor de cabeça pra lavar) e não distribui o calor de forma uniforme.

7. Panela de alumínio

É bem provável que você tenha uma dessas na sua cozinha e a gente vai ter que te dar uma má notícia: essa é a única panela dessa lista que você deveria evitar.

Tal como outras panelas que falamos anteriormente, a panela de alumínio também tem o poder de transferir suas propriedades para os alimentos. Porém, ao contrário do ferro, que muitas pessoas inclusive têm deficiência, o alumínio pode intoxicar o nosso organismo e levar a doenças sérias.

Acompanhe as nossas redes sociais