9 alimentos termogênicos para te aquecer no inverno

Dicas

9 alimentos termogênicos para te aquecer no inverno

  • Compartilhe

“Alimentos termogênicos”: provavelmente você já escutou esse termo, mas será que você sabe quais são esses alimentos, por que têm essa característica e como usufruir dos benefícios no dia a dia? Então, leia até o final porque vamos explicar, de forma bem simples e fácil, tudo isso!

Bom, tudo o que ingerimos obriga a um gasto de energia ao ser digerido pelo nosso organismo e, nesse processo, todo alimento acaba aumentando ligeiramente a temperatura corporal e, de certa forma, acelerando o metabolismo.

Porém, os alimentos considerados termogênicos promovem esses processos de gasto calórico de uma forma mais eficiente, gastando ainda mais calorias.

Lógico que isso só vale se você já tem um estilo de vida saudável. Afinal, de nada adianta encher a dieta desse tipo de alimento e seguir comendo totalmente de forma errada.

Porém, se você já tem cuidado com o que come, vale, sim, incluir na alimentação alguns desses auxiliares. No inverno, eles trazem ainda mais uma vantagem: ajudam a manter a temperatura corporal e, assim, a espantar o frio.

Vamos para a nossa listinha de 9 alimentos que têm esse poder?

1. Café

O superpoder do café é a cafeína, um dos mais famosos termogênicos naturais do mundo.

Além dessa característica, ele ainda dá energia e disposição, o que explica porque é tão usado em estratégias de treino e suplementação, em geral, no universo fitness.

Mas ele não é para todo mundo, a toda a hora. Seu consumo é controlado, pois pode interferir em casos de ansiedade, insônia, problemas cardíacos, anemia etc.

2. Canela

A canela deixa tudo com um gostinho mais adocicado, mas pode (e deve!) ser usado em preparações salgadas, um hábito beeem comum nas culinárias árabes.

A canela contém um composto bioativo chamado cinamaldeído, que promove o aumento do metabolismo, estimulando a queima de gordura corporal.

Recomenda-se o uso diário de 1 a 6 g de canela por dia, adicionado a chás, sucos, frutas e receitas variadas. É importante referir que alguns grupos precisam de cuidado na hora de consumir essa especiaria, como é o caso das grávidas, pessoas com problemas gastrointestinais, diabetes ou problemas cardíacos.

3. Pimenta

A pimenta vermelha (ou pimenta-caiena) é rica em vitaminas A e C e, além de estimular o aumento da temperatura corporal, devido à substância capsaicina.

Esse tipo de pimenta ainda ajuda a estimular a digestão e a boa circulação sanguínea. Por isso, é uma grande aliada na prevenção de doenças crônicas.

Boa auxiliar de pré-treinos e na dieta como um todo, experimente incrementar seus pratos com ela. Além de oferecer uma ardência gostosinha, ainda vai te ajudar a manter seus objetivos de saúde.

4.   Cacau

Talvez o mais gostoso termogênico do mundo!

O cacau tem boas quantidades de cafeína e teobromina, os grandes responsáveis pela ação termogênica dessa delícia!

Mas, vale o lembrete: não é sair por aí comendo qualquer chocolate. O chocolate comum tem pouco cacau e muita gordura, açúcar, entre outros ingredientes inflamatórios.

Se você quer focar nos benefícios, escolha um chocolate com, no mínimo, 70% de cacau!

5.   Guaraná em pó

Termogênico brasileiro raiz, o guaraná é famoso por ser um queridinho dos praticantes de atividade física.

De fato, consumido antes do exercício, ele “dá um up” na energia e te ajuda na performance.

Tem ótimas quantidades de cafeína e catequinas, dois antioxidantes poderosos que atuam no sistema nervoso e fazem o tal processo de aumento do gasto de energia e queima de gordura corporal.

Tal como a canela ou o café, se você tem alguma condição de saúde especial, vale conversar com seu médico ou nutricionista para receber a orientação mais correta para o seu caso.

6.   Chá verde

O chá verde (camellia sinensis) é um poderoso antioxidante que previne o estresse oxidativo em nível celular.

Mas, além disso, é rico em cafeína e catequinas, que vão dar o efeito termogênico que a gente quer.

Ele é uma boa opção para aquecer os dias frios e substituir o consumo de café, por exemplo.

Atenção para quem sofre de pressão alta, insônia, ansiedade, problemas gastrointestinais e anemia. Vale conversar com um especialista.

7. Gengibre

O gengibre é uma raiz rica em gingerol, um composto bioativo com propriedades termogênicas. Além disso, ele tem ação analgésica, anti-inflamatória, antioxidante e digestiva.

Você pode usar ele de diversas formas, seja in natura ou em pó.

Para usufruir dos seus benefícios, experimente fazer chá (fervendo pedaços da raiz) ou opte por ferver a água e adicionar raspas finas de gengibre nela; outra dica é colocar pedacinhos de gengibre em sucos, sopas ou outras receitas (das doces às salgadas).

Além de dar um toque picantezinho delicioso a qualquer prato, ele ainda traz inúmeras vantagens para quem o consome. Só sucesso!

8. Cúrcuma

Deixa tudo como uma cor laranja liiinda e ainda é um suuuper antioxidante, que ajuda a neutralizar os radicais livres, que são substâncias capazes de modificar as nossas células e desencadear doenças.

A cúrcuma, ou açafrão da terra, é uma raiz que contém curcumina, um composto bioativo poderosíssimo com propriedades termogênicas e anti-inflamatórias.

A raiz pode ser encontrada na forma fresca ou em pó, podendo ser utilizada, como a canela, em chás ou em receitas variadas.

9. Alho

Por essa talvez você não esperasse, mas sim, o alho é um alimento termogênico e ainda ajuda a manter os níveis de insulina mais baixos.

Por conter alicina e aliina, ele ajuda a queimar gordura, ao potenciar a diminuição do tamanho dos adipócitos, que são as células de gordura na região abdominal.

Além disso, o alho é ainda fonte de vitaminas (A, C, E e algumas do complexo B) e minerais (ferro, selênio, enxofre, silício, iodo e cromo).

Ah! A gente sabe que o brasileiro ama um refogadinho com alho, mas seus benefícios só são potenciados quando ingerido cru, viu? Experimente picar bem fininho por cima dos seus pratos, é uma forma mais tranquila de comê-lo, desse jeito, com prazer.

Acompanhe as nossas redes sociais