9 livros para botar suas panelas no fogão!

Arte

9 livros para botar suas panelas no fogão!

  • Compartilhe

Vamos combinar uma coisa? Toda vez que você achar muito difícil (ou sem graça!) cozinhar de forma mais vegetal e diversa, você vai abrir essa matéria e ler de novo, pode ser?

Fizemos essa lista super especial, com livros que trazem receitas maravilhosas, fáceis, cheirosas, cheias de sabor e que te ajudam a ter insights poderosos sobre como se alimentar com mais variedade, cor, texturas, diversão e muita, muita, muita gostosura. Garantimos: você nunca mais vai olhar para a sua geladeira do mesmo jeito!

Como cozinhar a sua preguiça
Gabriela Barreto (chef)

Proprietária do restaurante Chou, em São Paulo, Gabriela Barreto é adepta dos ingredientes orgânicos, das técnicas de slow food e da comida como forma de criar laços. No seu livro, com 51 receitas que se pretendem “cozinhar a sua preguiça”, ela traz a atenção para os ingredientes e deixa de lado qualquer, como ela mesma diz, “invencionice”. Entre polentas cremosas, salsas, sopas e massas ela vai te ajudar a “Cozinhar com simplicidade. Comer com abandono. Viver de prazer e de preguiça” e como tornar o seu dia a dia na cozinha muito mais incrível. 

Como Cozinhar Sua Preguiça – Gabriela Barretto

Açúcar, álcool e vinagre: celebrando a arte da fermentação 

Fernando Goldenstein (especialista em fermentação)

Fernando Goldenstein é biofísico pela USP e sócio fundador da Companhia dos Fermentados, instituição que realiza pesquisa e desenvolvimento em fermentados, produção terceirizada de produtos, consultorias e aulas sobre fermentação. Fruto de uma pesquisa que iniciou no livro “Fermentação à brasileira” e que ganhando força culminou no seu novo trabalho “Açúcar, álcool e vinagre”, o autor nos leva para passear em receitas e causos entre geleias, shrubs e coquetéis, contando com mais de 50 chefs e jornalistas convidados. Neste livro você expande seu repertório para uma alimentação viva e cheia de propriedades especiais que remonta nossa ancestralidade e traz sabores indescritíveis.

Açúcar, álcool e vinagre: celebrando a arte da fermentação – Fernando Goldenstein

Índia sabores e sensações 
Zeca Camargo e Varunesh Tuli (jornalista; chef)

Ah, a Índia! Um lugar cheio de cores, mistérios, história e tradição. Zeca Camargo, o famoso apresentador e jornalista, e seu amigo, Varunesh Tuli empresário e profundo conhecedor da cultura Indiana, decidiram reunir em um livro as principais – e mais deliciosas – receitas que marcaram suas idas e vindas ao país. A cultura gastronômica da Índia possui um grande leque de opções vegetais, por conta de seus hábitos e costumes religiosos. Zeca e Varunesh foram para além dos restaurantes e descobriram a gastronomia dos lares, dos cozinheiros e cozinheiras que alimentam suas famílias e guardam os principais segredos e deliciosidades dessa gastronomia tão marcante e autêntica. Ah, e vale dizer que para além dessas receitas vegetais incríveis, o livro ainda conta com relatos sobre a viagem que, assim como os preparos, nos trazem as sensações de pisar os pés por lá.  

índia: Sabores e Sensações – Zeca Camargo com Varunesh Tuli

O que tem na geladeira? 
Rita Lobo (apresentadora)

A apresentadora Rita Lobo traz nesse livro cerca de 200 receitas focadas em formas divertidas e deliciosas de preparar legumes e verduras – que fazem muita diferença para nossa saúde e para refeições muito menos previsíveis e monótonas. “O que tem na geladeira?”, título do livro, remonta uma pergunta que fazemos diariamente sempre que bate aquela fominha.  E, vamos combinar que sempre que nos perguntamos isso, os legumes e verduras que compramos para aquela semana estão muitooo longe de serem preparados, não é mesmo? Então, aqui você vai encontrar recursos de sobra para preparar seus vegetais e nunca mais deixar nenhum deles estragar. Conte com VÁRIAS ideias para beterraba, brócolis, alho poró, pimentão, tomate, mandioca, couve-flor e muito (MUITO) mais. 

O que tem na geladeira? – Rita Lobo

Comida de verdade, Simples e Jerusalém 

Yotam Ottolenghi (chef)

“Uma comida tem que ser dinâmica. Com azedo, doce, contraste, cor, textura, diferentes temperaturas” e aí, o que você acha? Simples ou complexo? Pois Yotam garante: Simples. Ele faz questão de não ser a pessoa que vai deixar várias panelas sujas jogadas pela cozinha. Gostou dessa ideia né?  Aqui vamos te recomendar 3 livros desse chef incrível, nascido em Israel e baseado em Londres, que coloca os vegetais como protagonistas, mas deixa claro que não levanta bandeiras, apenas celebra as comidas e acredita no reino vegetal como uma fonte inesgotável de texturas, aromas e possibilidades. Os livros Simples, Comida de verdade e Jerusalém reúnem receitas impactantes com ingredientes descomplicados, porém em alguns momentos, nada convencionais. Entre misturar, branquear, vaporizar, brasear e muito mais, o Chef Yotam Ottolenghi vai te fascinar com combinações arrebatadoras.

Simples – Yotam Ottolenghi

Veg e 5 Ingredientes

Jamie Oliver (chef)

E por último, mas não menos importante, chegou a vez do Jamie Oliver. Em seus livros “Veg” e “5 ingredientes”, Jamie encurta o caminho entre sua falta de criatividade e pratos incríveis. No primeiro, entrega a possibilidade de você aumentar o seu consumo vegetal de um jeito fácil de fazer e inspirado em diversas culturas. Seu principal objetivo é fazer os onívoros consumirem mais vegetais e descobrirem as maravilhas dessa imensidão de ingreidentes. No segundo livro, Jamie leva a simplicidade ao último grau e ensina receitas deliciosas com apenas 5 ingredientes. As preparações – como pad thai, sanduíche de batatas, berinjelas ao forno, brunch australiano, bolinhos, ensopados, currys e tortas – prometem saciedade, nutrição e celebração.

5 Ingredientes – Jamie Oliver

Siga nas redes