Comida di Buteco Incrível! | Bar do Edu

Bate Papo

Comida di Buteco Incrível! | Bar do Edu

  • Compartilhe

Incrível! está participando do famoso concurso Comida di Buteco 2023, com algumas comidinhas imperdíveis! E, para marcar esse momento tão especial e, acima de tudo, deeelicioso (!), resolvemos fazer um tour por alguns dos bares que resolveram participar do Desafio Incrível, que consiste em fazer um prato com algum de nossos produtos e provar que boteco é , sim, lugar de vegetal!

Animado para conhecer mais do universo dos botecos e como a comida vegetal tem conquistado espaço nesse mundo, que antes era zero veggie friendly? Então vem com a gente!

O papo aqui é com o Eduardo Dias, dono do “Bar do Edu”, que fica há 15 anos na Vila Olímpia, Zona Sul de São Paulo.

Edu parece ter nascido para trabalhar com isso. Com uma personalidade expansiva e descontraída, trata todo mundo por “mozão” e, em poucos minutos, faz qualquer um se sentir em casa.

Apesar de sempre ter amado frequentar bares, Edu confessa que, por muitos anos, não pensava que isso poderia virar sua vida.

“Antes, eu tinha um negócio de material de limpeza. Tive uma loja por 17 anos na Rua Alvorada (Vila Olímpia) e, um dia, falei pra minha mulher que meu sonho era ter um bar, que eu estava na profissão errada.”

Foi assim, numa tomada de consciência repentina que, em 2009, montou o “Bar do Edu”, no bairro onde mora há 47 anos. Segundo ele, uma forma de manter a rotina e devolver algo positivo para um lugar que tanto ama.

“Eu sempre fui frequentador de bares e sempre morei aqui perto…aí, pensei que ter um bar no bairro onde moro seria uma forma de unir o útil ao agradável. Ter um bar onde eu possa beber uma cervejinha e ir para casa, sem problema nenhum”, comenta.

Felizmente, a mudança de vida deu muito certo. Não só o bar é um sucesso absoluto, como até no quesito pessoal, Edu viu sua vida enriquecer.

“Dizem por aí que no bar não se fazem boas amizades, mas minhas melhores amizades foram feitas aqui no bar. Trocando uma ideia, contando os problemas, servindo comida boa, cervejinha gelada…e assim fui conquistando as amizades”

Hoje, O Bar do Edu é referência na região, sobretudo para quem gosta de experimentar diferentes tipos de proteínas.

“Esse é o meu forte aqui. Fiquei conhecido no bairro por servir cortes especiais, que atraem os clientes. Mas, além disso, uma das coisas que mais vendo aqui é o nosso bolinho de arroz.”

Mesmo tendo uma clientela fiel e vendo o seu negócio crescer, recentemente Edu começou a sentir necessidade de expandir suas opções vegetais no cardápio.

“Me perguntavam muito: ‘Pô, Edu, mas só tem carne no seu cardápio? Tem que ter opção vegetal!’, e isso me fez ir atrás.”

Foi assim que, há dois anos, Edu começou a servir proteína vegetal Incrível!

“Tem sido um sucesso! A Incrível! agregou no meu estabelecimento porque, antes, havia pessoas que não tinham o que comer no meu bar. Hoje, todo mundo tem. E eu, de fato, não acho que é moda, acho que a proteína vegetal veio mesmo para ficar e agregar.”

Durante nosso papo com Edu, ele ainda contou uma experiência recente que nos deixou muuuito felizes. Uma pessoa comeu a nossa proteína e não acreditou que era feita de vegetais.

 “Fizemos um teste-cego com uma pessoa: colocamos um pastel de carne bovina e um pastel com proteína Incrível! e a pessoa comeu e não descobriu que estava comendo um pastel 100% vegetal. Ela ainda falou assim: ‘Edu, a carne está com um sabor muito bom, o que você fez?’, e eu falei que era proteína vegetal e a pessoa não acreditou. Foi preciso desmanchar o pastel para mostrar como era o recheio.”

E foi por essa ser uma iguaria tããão maravilhosa, que Edu resolveu participar do Desafio Incrível com o tão famoso pastel de carne moída 100% vegetal, que leva o nome da sua funcionária e cunhada, Rachel.

“Esse ano escolhi fazer um pastel com carne moída Incrível, muçarela de búfala e tomate seco, com temperos especiais da Rachel – por isso que se o petisco se chama ‘Pastel da Rachel’. Sempre que participo do Comida di Buteco, faço uma homenagem para alguém especial. Já fiz para o meu pai, já fiz para o bairro da Vila Olímpia e, esse ano, estou fazendo para a Rachel, que virou família.”

Depois dessa, não tinha como não chamar a Rachel pra trocar uma ideia, né? Então, aproveitamos para perguntar pra ela qual o segredo do tal pastel, que parece agradar todo mundo!

“O tempero do pastel não é muito complicado, sabe? É uma receita básica, que todo dono de casa pode, facilmente, usar pra fazer carne. Mas eu acho que o segredo do tempero é o amor. Afinal, cozinhar é uma forma de amar as pessoas que estão ao seu redor, não acha?”

Por aqui a gente concorda e muuuito. Amor é o tempero que faz toda diferença em cada prato que a gente cozinha e que pode tornar um petisco de boteco em algo, simplesmente, inesquecível.

Hmmm…. E aí? Vai um pastelzinho?

Acompanhe as nossas redes sociais