Utensílios de Cozinha curiosos e suas funções INCRÍVEIS!

Dicas

Utensílios de Cozinha curiosos e suas funções INCRÍVEIS!

  • Compartilhe

A nossa cozinha é um mundo – de cores, de sabores e de instrumentos. Mas a verdade é que a maioria de nós utiliza a mesma meia dúzia de utensílios uma vida inteira.

Não tem nada de errado nisso, mas talvez você não saiba que existe uma variedade incrível de ferramentas m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-s, que podem facilitar (e muito!) as suas criações de chef.

Pensando em ampliar a sua visão na hora de cozinhar, a gente preparou uma listinha de utensílios e funcionalidades que podem dar um tcham no preparo das refeições. Dá só uma olhada:

ZESTER

Zester

Pensado para produzir fatias finíssimas de frutas cítricas, como limão, o zester pode também ser usado como um ralador multiusos para queijos duros, gengibre, noz-moscada ou canela.

No caso das frutas cítricas, as suas lâminas garantem um corte fino que não pega a parte branca da fruta, grande responsável pelo amargor. E você pode usá-lo para produzir ou finalizar receitas.

Quem aí ama umas raspinhas de limão siciliano por cima de uma salada ou massa? Hmmm…que fome!

CHAIRA

Chaira

Não, isso não serve para espetar e ver o grau de cozimento de nenhum alimento, tá? A chaira deve ser utilizada para melhorar o desempenho do corte das suas facas.

“Mas, Incrível, isso significa então que ela afia a faca?”

Bom, a resposta é “não”!

Tecnicamente, o que afia a faca é a pedra de afiar. 

O que acontece é que com a utilização contínua da faca, inevitavelmente a gente vai perceber que o corte começa a ficar menos preciso e é aí que entra a chaira.

A chaira assenta o fio da faca e resolve problemas como a famosa “faca cega”.

DEBULHADOR DE MILHO

Debulhador de Milho

Milho é delicioso demais, mas quem nunca deixou de comprar no mercado com preguiça de debulhar o bendito em casa?

O debulhador manual de milho é uma mão na roda porque facilita 100% essa tarefa, economizando tempo na cozinha. Além disso, é super fácil de limpar. Ou seja, não tem nenhum contra, só alegria!

FURO NO PEGADOR DE MACARRÃO

Pegador de macarrão com furo

Esse daqui se você ainda não descobriu, vai ficar passaaado!

Sabe aquele furinho no pegador de macarrão, que você nuuunca deu a mínima? Pois é, ele tem uma função e – diga-se de passagem – ela é genial!

A abertura equivale, exatamente, à porção de espaguete para uma pessoa. Aham!

Isso significa que você não precisa mais lutar na cozinha e pedir opinião pra todo mundo sobre a quantidade que você deve colocar na água. Agora, com essa informação, tanto faz se você cozinha só pra um ou para um batalhão. Você vai poder fazer suas receitas de espaguete com mais precisão e menos achismos. 

BURACO NO CABO DA PANELA (OU FRIGIDEIRA)

Buraco no cabo da frigideira

Você já reparou que algumas panelas têm um buraco no cabo? 

Se sim, você também achou que serviria para pendurá-la em algum gancho na cozinha? Se a resposta foi “sim”, saiba que errou!

Claro que você pode fazer o que você quiser na sua cozinha –  inclusive pendurar a panela – mas fique sabendo que, originalmente, o cabo furado servia para colocar a colher de pau. Uma forma fácil, prática e limpa do cozinheiro apoiar o utensílio enquanto cozinha. 

Inteligente, lógico…mas quem aí nunca nem imaginou que servia pra isso? Aqui, na Incrível, todo mundo levantou a mão, a gente se confessa.

TOSTEX DE FERRO FUNDIDO

Tostex de ferro

Talvez isso te pareça um item saído da Idade Média, mas a gente garante que essa sanduicheira pode ser um caso de amor pra vida.

O tostex elétrico ganhou o coração dos lares brasileiros há décadas, mas está na hora de abrirmos o jogo sobre as vantagens de apostar nessa beleza aqui da foto:

Primeiro, o tostex de ferro é mais barato e pode durar décadas! Além disso, o ferro é naturalmente antiaderente, o que significa que não precisa ser revestido de Teflon (uma substância prejudicial à saúde), nem usar muita gordura na hora de preparar seu pão.

Se tudo isso não fosse suficiente, saiba que a sanduicheira de ferro faz você economizar cerca de 35% da fonte de calor na hora de cozinhar. Ou seja, já entrou na internet pra comprar a sua?

DESCASCADOR DE PINHÃO

Descascador de pinhão

Pena que essa dica aqui é sazonal, mas para os amantes de pinhão, vale o investimento. 

Não tem segredo nenhum: você vai colocar o pinhão bem cozido e quente dentro do descascador e pressioná-lo no seu interior. Mais fácil não tem. 

O problema aqui vai ser comer pouco, né?

AMASSADOR DE BATATA MANUAL

Amassador de batata manual

O nome é autoexplicativo: serve para amassar batata cozida.

Basta apoiar as batatas em alguma superfície fixa, seja uma panela, vasilha ou prato e mandar ver no jeito e paciência.

E ó, você também pode amassar outros alimentos cozidos como vegetais e frutas. Basicamente, você poderá usar essa ferramenta simples para tudo que tiver potencial de virar purê. 

É mais barato, mais simples e ocupa menos espaço que o passe-vite ou o convencional espremedor de batata. Sinceramente, toda cozinha deveria ter um!

Siga nas redes