Receitas do mundo (na versão Incrível plant based!): Sérvia

Receitas

Receitas do mundo (na versão Incrível plant based!): Sérvia

  • fácil

  • 45 min

  • Compartilhe

Ajvar 

Pasta onipresente na região dos Balcãs, o ajvar costuma ser preparado durante o outono para ser consumido no inverno como acompanhamento de pratos ou passado em pães e torradas.
A receita consiste em pimentões vermelhos e berinjelas assadas e amassadas e temperados com toque de vinagre, alho e azeite.
Essa é a versão original, mas há outras, como o ajvar apimentado feito com pimenta chilli e o ljutenica, feito com pimentões doces e apimentados, tomates, alho e salsinha.

Ingredientes

1 berinjela média

2 pimentões vermelhos grandes

2 dentes de alho

1/3 xícara de azeite de oliva

2 colheres de sopa de vinagre de maçã

Pimenta do reino preta moída a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo

1. Aqueça o forno a 180 graus e, em uma assadeira, disponha os pimentões e a berinjela cortados em cubos médios com um pouco de azeite, pimenta do reino e sal.

2. Cubra a assadeira com papel manteiga ou alumínio e asse por cerca de 15 minutos. Depois retire o papel e asse por mais 15 minutos ou até que os vegetais estejam macios e levemente dourados. Retire as cascas e reserve.

3. Dica: outra opção de preparo, é colocar diretamente a berinjela e o pimentão na boca do fogão até tostar toda a casca. Depois retire as cascas debaixo de água corrente e reserve.

4. Em um processador, junte a berinjela, o pimentão, o azeite, o vinagre e tempere com sal e pimenta. Bata até que todos os ingredientes se incorporem bem. Ajuste o sal, se necessário.

5. Sirva com beiju ou mini tapiocas.

Siga a Incrível!