Spanakopita de carne moída Incrível! com cogumelos

Receitas

Spanakopita de carne moída Incrível! com cogumelos

  • médio

  • 50 min

  • 10 porções

  • Compartilhe

Original da Grécia, a spanakopita é um tipo de torta feita com massa folhada, espinafre e queijo feta.

Porém, a gente gosta de dar um giro nas receitas e pôr à prova tooda nossa criatividade na cozinha. A gente quer te mostrar que sair da caixinha é simplesmente Incrível! Por isso, vamos te apresentar uma spanakopita suuuper saborosa de carne moída Incrível! e cogumelo… e detalhe: é pra comer com a mão! Aham!

Em vez de um tabuleiro e fatias tipo torta, você vai ter porções individuais, em formado triangular, que permitem que você faça a receita em diversas situações: dia a dia, aperitivo ou até festinha com mesa de petisco. 

E aí, pronto pra anotar?

 

Ingredientes

1 embalagem de carne moída INCRÍVEL!

2 xícaras de cogumelos picados (usamos shimeji e portobello)

1 cebola pequena picada

2 dentes de alho picados

1 alho poró picado (talo + folhas)

3 tomates em cubos

4 colheres de sopa de azeite

1 colher de chá de melado de cana ou açúcar mascavo

Cebolinha picada a gosto

Cominho em pó a gosto

Páprica defumada a gosto (opcional)

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto

1 rolo de massa filo pronta

Modo de preparo

1. Em uma frigideira média, refogue a carne moída Incrível! com um pouco de azeite e sal até que fique levemente dourada. Retire-a da frigideira e, com a ajuda de um garfo, garanta que os pedaços estejam bem pequenos. Reserve.

2. Na mesma frigideira, aqueça rapidamente 3 colheres de sopa de azeite, refogue a cebola, o alho, o alho poró, os cogumelos e, por último, entre com os cubos de tomate. Tempere com o melado, cominho, páprica defumada, pimenta do reino moída e ajuste o sal. Cozinhe em fogo médio por cerca de 8 minutos. Desligue o fogo.

3. Junte a carne moída e a cebolinha picada. Misture até que todos os ingredientes se incorporem bem.

4. Disponha o recheio de carne e cogumelos em uma assadeira ou prato raso, de maneira uniforme. Resfrie no freezer ou geladeira por alguns minutos, para começar a montar as spanakopitas.

5. Abra a massa filo e com uma faca, faça tiras largas. Elas podem ser maiores ou menores, dependendo do tamanho que você preferir os triângulos.
Em uma das pontas da massa, coloque um pouco do recheio e comece dobrando a ponta até formar um triângulo. Faça 4 dobras e depois repita o processo em mais uma tira de massa. Você pode fazer no formato quadrado, se preferir.

6. Disponha as spanakopitas em uma assadeira untada com azeite ou forrada com papel manteiga e azeite. Pincele um pouco de azeite ou egg wash por cima de cada uma e leve ao forno pré aquecido a 200 graus por cerca de 35 minutos ou até que estejam bem douradas por cima.

Siga a Incrível!