8 dicas para conservar sua feira por mais tempo e com mais propriedades

Dicas

8 dicas para conservar sua feira por mais tempo e com mais propriedades

  • Compartilhe

Já aconteceu com você de abrir a geladeira e encontrar seus legumes e verduras derrotadinhos lá dentro? Ou até chegar na fruteira e quando pega a fruta ver que ela já está murcha ou tinha um machucadinho que acabou crescendo? Pois seus problemas acabaram haha!

Hoje a gente decidiu trazer algumas dicas de como armazenar legumes, frutas e verduras depois da ida na feira para seus alimentos durarem mais, serem mais práticos na hora de usar e conservarem melhor suas propriedades.  

1.       Antes de tudo: HIGIENIZAÇÃO!

É muito, muito, muito importante que todos os vegetais que chegam na sua casa vão direto para o banho – confia na gente, depois vai dar preguiça. Lave frutas, verduras e legumes em água corrente utilizando uma esponjinha sem sabão para ajudar – você pode eleger uma esponja só pra isso e deixar ela guardada. Depois da água corrente dilua uma colher rasa de água sanitária em 1L de água sanitária (10ml) e deixe seus vegetais em imersão por 15 minutos. Aí é só voltar a enxaguar em água corrente com abundância e deixar secar, ou secar com um paninho limpo caso esteja com pressa.  

2.       Onde, quando e por que?

O uso de caixas de papel ou papelão tanto para área externa quanto para geladeira não é aconselhável porque esses materiais auxiliam na proliferação de bactérias, por isso prefira recipientes de plástico BPA free ou vidro para armazenar suas frutas, legumes e verduras. Mantenha sua geladeira sempre limpa e higienizada e não deixe nada no chão ou com fácil acesso de insetos e outros animais. 

3.       Otimização e organização? Pra já!

Olhe com carinho para suas compras e tenha o pé no chão para entender o que você sabe que vai conseguir consumir naquela semana e o que não. Quando fizer isso, separe aquilo que talvez demore um pouquinho mais e #partiufreezer!
O freezer pode ser um grande aliado na hora de organizar suas comidinhas da semana, sabia? Você pode congelar folhas de couve já cortadas para fazer suco verde sem amarelar, congele bananas maduras para dar um toque delicioso no seu shake, corte suas ervinhas de tempero e tenha sempre a mão na hora de cozinhar. A maioria dos legumes e grãos precisam de um pré-cozimento para irem pro freezer, é só cozinhar por alguns minutos até ele ficar “ao dente”, deixar esfriar e pronto. 

4.       Frutas, frutas, frutas! 

A maioria das frutas vai muito, muito bem fora da geladeira como banana, maçã, laranja, limão, abacaxi e melão. A grande sacada é ficar de olho no amadurecimento, caso elas comecem a amadurecer demais antes do consumo é só colocar na geladeira e acelerar a ingestão. É importante lembrar que frutas como abacaxi e melão podem funcionar melhor se já forem descascadas e cortadas, assim o consumo fica mais fácil e prático. 

5.       Fooooooolhas!

Ah, as folhas, essas aí têm uma durabilidade beeem pequena e precisam ser consumidas o quanto antes. As geladeiras normalmente têm uma gaveta especial para manter legumes e verduras, mas a verdade é que não é suficiente. Para armazenar suas folhas, primeiro certifique-se de que elas estão secas. Depois você pode intercalar as folhas com papel toalha em um recipiente que permita ventilação, assim as camadas de papel vão absorver a umidade e aumentar a vida útil. 

6.       Raízes:  dica fácil e prática

Ao invés de armazenar cenoura, batata e mandioca em sacos plásticos dentro da geladeira – além de tudo o planeta agradece -, aumente a vida útil desses alimentos por até quinze dias sem perder suas propriedades, deixando eles imersos em uma vasilha com água dentro da geladeira. 

7.       Pique, corte e descasque sua preguiça

Quando você chegar da feira, já adianta o que vai te dar preguiça depois. Cozinhe os legumes, ou já os deixe picados, já adiante o corte de abóboras e brócolis, descasque a beterraba, pique frutas maiores como mamão, melão e abacaxi e coloque em potes de vidro fechados dentro da geladeira. Coloque os grãos de molho e já deixe cozido, mesmo que sem tempero. 

8.       Bônus: Etileno

Etileno é um gás inofensivo que as frutas e verduras emitem para impulsionar seu amadurecimento. Os produtores de etileno são principalmente frutas e os produtos sensíveis ao etileno são principalmente vegetais, com algumas exceções. É interessante manter esses alimentos separados. Alguns exemplos de alimentos que produzem bastante etileno: maçã, abacate, banana madura, melão e manga. E aqui alguns exemplos de alimentos muito sensíveis ao etileno: pepino, berinjela, pimentão, batata-doce e repolho. 

Acompanhe as nossas redes sociais