
Personagem Incrível
Personagem Incrível: Márcia e Thiago
Mãe e filho cozinham como linguagem do amor
A cozinha de casa muda o mundo
Não é segredo que a missão de Incrível! é levar mais vegetais pra sua mesa e te mostrar como isso pode ser incrivelmente gostoso e muuuito saudável! E nossa Personagem Incrível! da vez é a personificação de tudo isso.
Atriz de formação pela USP, Luisa Mafei também estudou Ciências Sociais até descobrir que o que fazia seu coração pulsar mesmo era o uso da culinária como remédio. Começou a cozinhar num processo de cura de transtornos alimentares e descobriu uma paixão.
“Nessa jornada, entendi que eu realmente gosto muito de cozinhar e, no caminho, me identifiquei demais com a cozinha vegetal”, explica.
Luisa conta que, à medida que ia transformando sua forma de comer, começou a mudar o pensamento, que orientava suas escolhas alimentares.
“Substituí o pensamento restritivo, em torno das calorias, por um pensamento inclusivo em torno da saúde e daquilo que, eu sempre brinco, são as ’gostosuras saudáveis’”, responde sorrindo.
Basta trocar algumas palavras com Luísa para perceber que ela acredita numa cozinha que nutre todos os sentidos e onde o paladar tem, sim, que ser priorizado. Afinal, não adianta nada comer saudável, mas sem graça nenhuma!
Hoje, Luisa foca seu trabalho no digital. No Instagram partilha a sua vida, receitas e dicas e, na sua recém lançada plataforma, é possível ter acesso a todos os seus cursos e ainda trocar com pessoas que pensam e sonham parecido.
“Lancei a minha plataforma em fevereiro de 2023, com o objetivo de construir uma comunidade da cozinha afetiva. Lá existem aulas quinzenais, de acordo com o que as pessoas da comunidade pedem. Eu quero que seja sempre um espaço muito aberto e interativo”, diz.
Luisa também trabalha como consultora em restaurantes, mas confessa que, nos últimos anos, descobriu que tem mais prazer em fazer a diferença na casa das pessoas, do que em usar sua criatividade para outros negócios.
“Eu amo compartilhar a cozinha da minha casa com as pessoas, fazer com que elas consigam se alimentar com mais saúde, que consigam fazer escolhas mais conscientes, mais sustentáveis e mais éticas na cozinha de casa, que é um espaço que eu acredito que, realmente, muda o mundo.”
Luisa se mudou para Portugal com o marido em 2019, pois era um sonho de ambos terem uma experiência de vida fora do Brasil. Trabalhar na terrinha tem sido um desafio interessante, que a fez descobrir novos caminhos.
“A cozinha tradicional portuguesa é muito centrada em proteína de origem animal. No Brasil a gente tem arroz e feijão, em qualquer lugar que você vá. Em Portugal não é assim”, esclarece.
No entanto, Luisa viu nesse desafio uma grande oportunidade de mostrar que a cozinha vegetal é possível, inclusive, através dos ingredientes portugueses.
“Portugal tem uma abundância de vegetais, de leguminosas, de couves…Tem sido um trabalho muito gratificante, esse de descobrir também uma nova culinária a partir dos vegetais que eu encontro aqui. Estou me realizando muito em conseguir mostrar que, a partir dos ingredientes do território português, a gente também consegue montar pratos 100% vegetais acessíveis à população”, acrescenta.
Além do desafio profissional, Luísa abraçou o maior desafio da sua vida ao ser mãe de Gael, um bebê lindo e saudável de 9 meses, que leva uma alimentação 100% vegetal desde sempre.
“O meu bebê come exatamente aquilo que nós comemos: leguminosas, cereais, legumes, verduras, frutas, oleaginosas. A única diferença é que a comida dele é sem sal, e às vezes adaptamos o formato para que ele consiga pegar com as mãos, já que escolhemos o método do BLW para a introdução alimentar dele”, conta.
Luisa revela que maternar sendo vegana tem sido uma experiência incrível, e uma oportunidade para toda a família comer o mais saudável possível, mas que não está livre de críticas e julgamentos.
“Tenho compartilhado a introdução alimentar no Instagram, e tem muitos comentários positivos, mas também outros tantos negativos, principalmente quando ofereço um derivado de soja, como o tofu. As críticas são chatas. O mais cansativo da maternidade é a mãe ter que ficar o tempo todo justificando as suas escolhas. Vivemos numa sociedade que não confia nas mães. Numa mãe vegana, então…”, desabafa.
Mas, mesmo assim, Luisa está segura com suas escolhas. E, apesar de entender muito bem sobre nutrição, ela conta com o apoio de pediatra e nutricionista, para garantir que tudo está em perfeito equilíbrio na alimentação de Gael e, segundo ela, “até agora só recebemos parabéns, hehe.”
No final do papo, pedimos dicas para trazer mais vegetais para a cozinha. E ela deu algumas que são puro ouro:
“Eu diria para pensar em inclusão ao invés de restrição. Pense em tudo aquilo que o reino vegetal oferece, e não naquilo que vai “faltar” no prato ao tirar os elementos de origem animal”, começa.
“Eu fiquei muito surpresa em perceber a variedade de alimentos que estava deixando de fora do meu prato ao dar o protagonismo sempre para a proteína animal. Os legumes, os cereais, as leguminosas, eram sempre meros acompanhamentos. Que coisa fantástica que é colocar eles no centro do prato e descobrir novos sabores, cores e texturas!”, finaliza.
E, de fato, a gente seeempre fala isso por aqui. O mundo vegetal é maravilhoso e se a gente mergulha nele, descobre um universo de possibilidades que pode mesmo mudar nossa vida. Então, permita-se desconstruir e embarcar nessa viagem incrível!
Personagem Incrível
Mãe e filho cozinham como linguagem do amor
Dicas
Chega de ficar constrangido quando te chamam para um churras. Seja criativo e coloque os vegetais pra jogo!
Personagem Incrível
Ser quem você é, melhora o mundo!
Acompanhe as nossas redes sociais