Substitutos vegetais para ingredientes tradicionais

Dicas

Substitutos vegetais para ingredientes tradicionais

  • Compartilhe

A gente por aqui não acredita em radicalismos. Queremos mesmo é diversificar, experimentar e conhecer novos sabores, possibilidades, texturas e aromas. Por isso hoje, viemos com uma listinha pra você testar coisas novas na sua cozinha! 

A verdade é que a cozinha plant-based é muito estigmatizada né? Muita gente achando que é sem gosto, sem graça ou até difícil. Mas, parando pra analisar, a grande maioria dos alimentos que consumimos é de origem vegetal. Bom, pensando nisso, hoje, a gente decidiu trazer para você alguns substitutos vegetais para ingredientes do dia a dia. Vamos nessa? 

CREME DE LEITE – Substitua por creme de castanha de caju

Creme de Castanha de Caju

É só deixar as castanhas cruas de molho por algumas horas e depois bater no liquidificador adicionando, se você gostar, um pouco de sal, levedura nutricional, limão e um fio de azeite – dá pra colocar mais coisas, hein? Fique à vontade. Essa substituição dá MUITO certo, e isso acontece por dois motivos:  a castanha de caju é uma base de gordura, ou seja, textura e gostosura – assim como o creme de leite – e possui um sabor neutro, por isso funciona tanto para receitas salgadas quanto para doces. Os grandes trunfos dessa opção são a cremosidade e a untuosidade que o creme de castanhas entrega. Divirta-se! 

MANTEIGA – Substitua por óleo de coco sem sabor 

Óleo de coco

A manteiga é uma grande aliada daqueles pratos mais aconchegantes e dona de um sabor especial. A boa notícia é que nas receitas que fazemos, esse sabor não conta muito, o que conta mais é a característica de textura mesmo. Por isso você pode substituir a manteiga por óleo de coco sem sabor e ter receitas incríveis. As características que fazem essa substituição funcionar são a gordura presente nos dois ingredientes, a densidade e o comportamento delas em relação a temperatura do ambiente. E com isso você pode se jogar sem medo em tortas, quiches e croissants. Claro que essa substituição funciona incrivelmente para receitas, mas para passar no pãozinho, por exemplo, já muda um pouco o cenário. Nesse caso, você pode utilizar manteigas vegetais com base de coco, mas que tenham sabor artificial de manteiga, por exemplo. Mas a gente te encoraja mesmo é a provar o seu pãozinho diário com pastinhas diversas como homus, ricota de tofu e até um fio de azeite com tomates frescos e uma pitada de sal.  

OVOS MEXIDOS – Substitua por tofu mexido

Tofu mexido

O famoso e inestimável ovinho mexido pela manhã com uma fatia de pão tostada. Deu água na boca? Aqui também. Mas e se a gente te contasse que tem um jeito de fazer a versão vegetal, com uma textura sensacional, a mesma cor e um sabor ainda mais delicioso? – e mais do que isso, um sabor personalizável de acordo com a sua vibe -. Seja bem-vindo ao tofu mexido! É simples, você refoga um pouquinho de cebola no azeite pra dar o tom, adiciona o tofu já amassado com o garfo, coloca cúrcuma, sal e temperinhos do seu gosto e vai mexendo em fogo médio até ele dar uma secadinha. Ah, a nossa versão favorita leva cubinhos de tomate e também de tofu defumado. O mais legal de toda essa substituição é que, os dois pratos, possuem gordura e proteína, caem super bem com pães e tapioca no café da manhã, em um clássico arroz com “ovo” e em receitas mais diferentonas como o Fryed Rice. Se joga! 

LEITE EM BEBIDAS CLÁSSICAS COM CAFÉ – Substitua por leite de aveia 

Leite de aveia

Pode ser que já seja muito comum pra você ver nas prateleiras dos supermercados uma sessão cada vez maior de leites vegetais. Entre eles você encontra alguns tipos como arroz, castanhas, soja, coco, amêndoas e também de aveia! Nesse caso de considerarmos bebidas clássicas, que levam leite e café como cappuccino, café latte, macchiato, mocha entre muitas outras, escolhemos o leite de aveia para substituir. Isso se dá por conta da sua espessura, cremosidade, capacidade de formar espuma, versatilidade, em ser muuuuuito gostoso tanto quente quanto gelado e ter um sabor um pouco mais neutro para deixar os outros ingredientes brilharem. Ah, só não esquece de chamar a gente pra esse café em! 

Bom, agora você tem uma listinha cheia de desafios para, quem sabe, comer com mais curiosidade e descobrindo aspectos ainda mais divertidos da sua alimentação! Conta pra gente nas redes sociais como foi essa empreitada. Bom mundo vegetal para nós! (:  

Siga a Incrível!