Tem ou não tem conservantes

Dicas

Tem ou não tem conservantes

  • Compartilhe

Você já deve saber que diversos produtos alimentícios contêm conservantes, não é? Mas talvez você não saiba exatamente o que eles são, para que servem e se a Incrível! os usa em algumas de suas receitas. 

Bom, hoje a gente vai esclarecer tuuudo isso pra você!

Bora começar com o básico?

Conservantes são substâncias químicas que são adicionadas a um alimento industrializado com o objetivo de aumentar o seu tempo de vida útil. 

Você nunca se perguntou como um pão de fermentação natural mofa rapidinho na sua cozinha, mas um embalado dura meses na prateleira? Essa é a mágica dos conservantes. Eles podem desacelerar ou até mesmo matar bactérias e outros micro-organismos. É dessa forma que o consumidor consegue ter um prazo de validade alto em determinado alimento.

A segunda coisa que você precisa saber é que existem dois tipos de conservantes: naturais e sintéticos.

Os naturais, como o nome indica, são extraídos da natureza, como plantas ou frutas. Já os sintéticos (ou artificiais), não são encontrados na natureza e precisam ser sintetizados em laboratório pra serem utilizados.

Infelizmente – e ao contrário do que podemos ser levados a pensar – os naturais não são necessariamente melhores que os sintéticos. Alguns estudos têm vindo a apontar perigo, de forma global, no consumo de alimentos com aditivos e conservantes. Os nitratos e nitritos são dois ótimos exemplos: compostos químicos naturais, bastante usados em carnes processadas e que já tiveram comprovação científica de correlação direta com alguns tipos de câncer.

A boa notícia é que nenhum produto Incrível! tem adição de conservantes.

“Isso é possível porque usamos o processo de congelamento para conservar os produtos. Dessa forma, não precisamos adicionar nenhum conservante, seja ele natural ou sintético”, explica Renata Nascimento, Gerente de P&D Incrível!, Engenheira de alimentos, Mestre e Doutora em Tecnologia de Alimentos.

E por que o congelamento de alimentos funciona pra aumentar a validade do produto? É que ao congelar um produto, a água presente no alimento fica menos disponível aos micro-organismos. Aí, as bactérias, os fungos etc ficam adormecidos e o produto aumenta significativamente de validade.

E aí? Gostou de saber mais sobre o tema?

Nossa última dica é: para garantir melhores escolhas no supermercado, lembre-se sempre de ler os rótulos. Aprender a diferenciar ingredientes de aditivos e conservantes vai mudar a sua vida. Afinal, saber exatamente o que a gente compra é, simplesmente, Incrível!

Siga a Incrível!