Personagem Incrível: Mauricio e Dra. Débhora

Personagem Incrível

Personagem Incrível: Mauricio e Dra. Débhora

  • Compartilhe

O Dia dos Pais chegou e com ele aquela sensação de nostalgia, de rever toda uma história, momentos gostosos e também os difíceis. Celebrar as conexões é sempre um momento importante, que carrega consigo um caminho sem volta para o estado de presença e para a gratidão.

Nesse Dia dos Pais, nós decidimos conversar com uma dupla que carrega uma história linda, cheia de inspiração, aprendizado, parceria e muito amor. A Dra. Debhora Medeiros, nutricionista clínica e esportiva funcional com mais de 15 anos de atuação, vegana e há mais de 4 anos professora de pós-graduação nos conta um pouco sobre sua jornada dentro da alimentação junto com seu pai, Maurício Medeiros, de 62 anos que hoje se tornou flexitariano e se identifica muito com suas escolhas alimentares.

Tudo começa com a infância de Maurício, em uma casa com 4 irmãos e uma mãe, cozinheira de mão cheia, que priorizava muito uma alimentação em abundância que embora contemplasse, e muito, a presença de frutas, legumes e vegetais, também abusava dos doces.

Antes de ter seus 3 filhos – Debhora, Thiago e Cinthia Medeiros – Maurício se casou com sua atual esposa, Márcia Medeiros, que na época estava iniciando sua carreira como nutricionista. A partir dessa união, muita coisa já mudou sobre o que ele entendia de alimentação e também alguns de seus hábitos de consumo excessivo como doces e refrigerantes foram já sofrendo algumas alterações. Depois que os filhos nasceram então, três pilares muito importantes foram construídos e fielmente nutridos durante toda a infância e adolescência dos três: sono de qualidade, esporte e alimentação baseada em “comida de verdade”. A Dra. Debhora nos conta:

Pra mim, cuidar da alimentação foi sempre algo que eu aprendi desde pequenininha por influência do meu pai e da minha mãe, eles valorizavam muito que a gente tinha que dormir cedo, fazer atividade física pelo menos duas vezes por semana e comer bem. Qualquer coisa fora disso acontecia de forma esporádica e aos finais de semana. Alimentação saudável dentro da minha casa sempre foi um pilar e eu cresci com isso sem nem perceber que já estava aprendendo tanto. A gente sempre comia junto, na mesa, sem televisão… era realmente um momento que podíamos conversar, com calma, com tempo. Eu descobri depois a diferença que tudo isso fez na minha vida.

Depois de concluir a faculdade de nutrição, seguindo os passos de sua mãe, Dra. Debhora, se aprofundou cada vez mais nos temas de saúde e nesse processo, dentro de várias transições, decidiu se tornar vegana. Ela conta que o seu pai sempre foi extremamente acolhedor com o todas as suas escolhas e que sempre incentivou muito que ela fizesse aquilo que trazia sentido para sua vida.

Meu pai sempre apoiou muito, com certeza não foi algo que ele estava imaginando para a filha dele, mas desde que eu comecei o meu processo de transição, inicialmente através do vegetarianismo e posteriormente para o veganismo, ele sempre apoiou. Nunca fez piadinha, tirou sarro, ou desrespeitou – como muitas pessoas costumam fazer, né? A única preocupação dele sempre foi a parte da saúde, mas como eu já era nutricionista, e também já havia trazido muitas informações e mudanças para dentro de casa, ele confiou que eu estaria sempre dentro desse propósito.

As escolhas alimentares desde a infância de Maurício, sempre consumindo muitas quantidades e também abusando de certa forma do açúcar, gordura e proteínas animais, trouxe consequências graves para sua saúde. Ele desenvolveu a síndrome do intestino irritável e também uma colite severa que o fez precisar entrar em uma dieta radical durante 6 meses. Nesse processo, Maurício, sentiu as melhoras da sua alimentação e mais do que nunca percebeu o quanto os seus filhos – todos veganos – estavam com uma saúde maravilhosa e cada vez mais entusiasmados e apaixonados por uma vida baseada em plantas. Durante os anos que sucederam essa primeira crise, Maurício vem vivendo altos e baixos em relação as suas escolhas alimentares mas nos conta convicto:

A alimentação é extremamente importante, e impacta diretamente em tudo que nos diz respeito, corpo, humor, disposição e nós achamos que precisamos ingerir coisas que na verdade não precisamos. Todas as vezes que consigo me manter na dieta 100% vegetal sinto mudanças significativas no meu bem estar, na minha disposição, no meu peso e na minha digestão. A vida de certa forma me mostrou que uma mudança profunda precisava acontecer, e no início deste ano uma chave muito importante foi virada, eu me mantive praticamente vegano durante 4 meses seguidos de uma forma muito natural. Eu entendo que ter percebido toda a mudança alimentar dos meus filhos e da minha esposa, junto com tudo que tive que passar em relação a minha saúde, me trouxe subsídio para decidir por mim e pelo meu bem estar de forma tão profunda. Embora eu ainda tenha recaídas, hoje já percebo a mudança profunda que aconteceu dentro de mim desde a minha infância até agora em relação a minha alimentação.

Dra. Débhora percebe as mudanças profundas e significativas que provocou através do seu exemplo dentro da sua casa e principalmente com seu pai e nos fala emocionada:

Eu fiquei muito feliz quando ele começou a reduzir o consumo de açúcar e gorduras ruins. Ele aceitou a maioria das coisas de uma forma muito positiva, e outras naturalmente precisou de um pouco mais de tempo para assimilar. Mas o importante é ele estar tão disposto a fazer mudanças, ele tem uma cabeça muito aberta, uma visão expandida e pensa de uma forma muito moderna em relação a tudo isso. Ele come tudo que é do meu cardápio, ele experimenta, ele valoriza, ele não se importa se isso é isso ou aquilo é aquilo. Talvez ele não se torne vegano, mas aceitar se alimentar de uma forma diferente e mais do que isso, curtir o processo, é incrível. Minha vida inteira está sendo escrita em cima da base que eles me deram, então se eu puder ajudar ele nesse momento, se eu puder ser fonte de inspiração e de segurança em relação a sua saúde e sua longevidade é uma das melhores formas que eu poderia encontrar de retribuir tudo que eu recebi.

Acompanhe as nossas redes sociais